WinRar – Como compactar arquivos e dividir arquivos

WinRar - Unindo arquivos

As vezess precisamos transferir um arquivo para a internet ou gravar um ISO num disco de CD e devido ao tamanho demora demais pra transferir via internet ou simplesmente não cabe na mídia de CD, vou explicar como resolver isso utilizando o WinRar.
O método é simples, vamos pegar um arquivo relativamente grande, compacta-lo e dividi-lo em vários arquivos menores, para isso iremos apenas clicar com o botão direito, definir o tamanho que queremos e aguardar o WinRar fazer tudo sozinho, mais fácil que isso impossivel. Enfim, neste artigo você aprenderá como usar o winrar.
  1. Imaginando que você já tenha o WinRar instalado em seu computador. Caso não tenha baixe-o no site do WinRar.
  2. Uma pasta ou arquivo qualquer relativamente grande, vamos utilizar como exemplo uma pasta com um filme (selecione uma pasta para acompanhar).

Compactando arquivos e dividindo-os em partes menores

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e selecione a opção Adicionar para o arquivo…, o WinRar irá abrir a janela Nome e parâmetros do arquivo, é nesta janela que iremos definir a divisão do arquivo em partes menores e o formato de arquivo compactado.

Note na imagem abaixo que o campo Nome do arquivo está escrito Coco.antes.CHANEL.rar (só no meu caso, no seu será outro nome),  porque o WinRar utiliza o nome do arquivo selecionado ou pasta para gerar o arquivo compactado mas, você pode alterar para outro nome qualquer.



    Na opção Formato de arquivo você pode selecionar o formato do arquivo compactado que poderá ser RAR ou ZIP. Normalmente não é necessário mudar, não ha necessidade.

No campo Tamanho do volume, bytes você precisará informar um tamanho em bytes para limitar a divisão, ou seja, se você tem um arquivo de 200MB e quiser dividi-lo em partes de 50MB você precisará informar 50000000 (somente informe o número), neste exemplo o WinRar iria gerar 4 partes de arquivos com 50MB cada um.

Alternativamente você pode informar o identificador de medidas KB, MB, GB e TB para facilitar a organização do tamanho dos arquivos, exemplo, para 50 MB ao invés de informarmos 50000000 (como havia citado anteriormente) você pode informar 50 mb (em minúsculo e separado por um espaço).

Se você precisar de tamanhos maiores como por exemplo 100MB você deverá informar 100000000, para 200MB 200000000 e assim por diante.

Normalmente o último arquivo não terá o tamanho exato que você definiu isso acontece porque a divisão quase nunca é perfeita, então a última parte do arquivo costuma ser menor mas, isso não irá afetar em nada.

Após definir estas opções você só precisa clicar no botão OK para confirmar que suas configurações estão prontas. Automaticamente o WinRar começa a compactar e calcula o tamanho para realizar a divisão do arquivo.



A cada vez que uma parte obter o tamanho máximo que você definiu o WinRar irá criar uma nova parte automaticamente.

Ao finalizar o processo o WinRar irá exibir as partes geradas durante a divisão dos arquivos, note na imagem acima dois arquivos com ícone de livros amarrados, este é o ícone que simbolizam arquivos compactados do WinRar, note também que parte do nome deles possui partX.rar onde o X representa a ordem deste arquivo na divisão, logo se um deles estiver faltando na hora de junta-los o WinRar irá parar o processo e você não poderá utilizar o arquivo.

Abaixo você pode ver que em meu exemplo a pasta Coco.antes.CHANEL.rar foi dividida em 6 partes, caso eu precisasse enviar estes arquivos por email eu precisaria dividi-los em partes de 10MB (tamanho máximo de anexos permitido em sistemas de email), depois de envia-los a pessoa que receber poderá uni-los e obter todas as músicas de uma única vez.



Espero que este tuto seja útil a você, qualquer dúvida referente ao procedimento de dividir arquivos comente no formulário abaixo.



WinRar - Unindo arquivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário