Pular para o conteúdo principal







Mahatma Gandhi

(1869 – 1948)



"A Luta Pela Libertação da Índia


Em 1914 regressa à Índia em definitivo e dá início à sua luta pela independência da dominação britânica que já dura quase 3 séculos e, com igual vigor, pela Tradição de sua gente, em grande medida contaminada e fragilizada diante da infecção capitalista.

Como líder político e espiritual da Índia soube utilizar-se engenhosamente de toda a Tradição para reerguer o orgulho de sua gente, abalado pela dominação e deu muito que pensar àqueles que se consideravam "superiores" e por isso dominavam. Este sempre foi e segue sendo o discurso do dominador: uma pretensa "superioridade" que, ao fim e ao cabo demonstra-se circunscrever ao campo da belicosidade e ponto final. Gandhi centra sua luta na busca de demonstrar a superioridade moral dos hindus sobre seus dominadores britânicos e, assim, reaviva a mente de seus conterrâneos quanto a 2 ensinamentos, tão antigos quanto o hinduísmo: A-HIMSA – Não violência ou, como Gandhi preferia dizer, "Persistência pela Verdade" e SATIAGRAHA – Viver em santidade.

Tomemos a não violência. Gandhi pregava a resistência pacífica (não confundir com passiva; a não violência deve ser ativa e provocativa!). Não concordar em se submeter ao mal e estar disposto a dar até a vida se necessário for, para provar que está do lado do que é justo, bom e correto. Foi assim que, de demonstração maciça em demonstração maciça, o Império Britânico comprovou muitas vezes a superioridade moral daquele povo oprimido e dominado.

A famosa "Marcha para o Sal" foi um ponto de inflexão decisivo. Os Hindus, moradores da região banhada pelo Oceano não por acaso chamado de Índico, eram proibidos de produzir sal. O sal utilizado no cotidiano de todas as famílias tinha o fluxo, a produção e a circulação, monopolizadas pelos britânicos. Gandhi ensina os hindus a desobedecerem a esta sandice. Do centro da Índia, em 1930, faz saber ao Primeiro Ministro Britânico que se dirigiria ao mar para produzir sal num gesto de desobediência civil, ativa, provocativa e contudo pacífica. Foi acompanhado de um pequeno grupo e a este se foram agregando cada vez mais significativas massas humanas. Ao fim, a história registra que milhares de pessoas andaram mais de 320 Km a pé. Este contingente imenso de seres humanos chega à praia e começa a fazer sal. Qual o problema? O povo da Índia vai à praia banhada pelo Oceano Índico fazer sal para o seu consumo. O que têm os britânicos a ver com isso?

O controle do sal estava na raiz do controle de toda a economia hindu pelos britânicos. Tão logo Gandhi começa a fazer sal e ser imitado a dominação é colocada em xeque. Os ingleses já não controlam os indianos. Estes estão prestes a tomar seu destino em suas próprias mãos.

Outros fatores contribuem para a emancipação do povo hindu de maneira diferente daquela desejada por Gandhi que, mais de uma vez, fez um "jejum até a morte" para protestar contra a dominação britânica e pedir paz a seu povo. Em momentos considerados cruciais para a economia britânica Gandhi convocava o povo a "jornadas de jejum e meditação" – na prática ninguém trabalhava, mas Gandhi jamais falava ou mesmo pensava na palavra "greve". A expressão apropriada dentro da Tradição hindu para o que se estava fazendo era "Jornada de jejum e meditação".



Um Exemplo

            Admirado por aliados e adversários, foi chamado pelo Primeiro Ministro Britânico Winston Churchill de "faquir despido". A questão que marca é: um faquir despido, que se alimenta com uma côdea de arroz e uma tirina d'água por dia e se veste com uma peça de tecido feita por ele mesmo e que muito se assemelha a uma fralda, um homem com tal forma de comportamento e hábitos espartanos pode ser suspeito de corrupção? Alguém presumiria estar ele lutando por algo diferente do que diz?

            Albert Einstein o saudou como "porta-voz da humanidade".

            Quando o armamento mais sofisticado está nas mãos do adversário, que domina, a resistência pacífica, fundada na resistência e persistência pela Verdade é o encaminhamento mais eficiente. Impossível ao hindu derrotar o dominador britânico através de guerrilhas ou luta armada. Por outro lado, utilizando a Verdade como arma seu poderio é inquestionável!

            Encaminhar o processo político a partir de um resgate profundo do que de mais sincero, bonito e duradouro existe na Tradição e na Alma de seu povo, esta é uma das lições que nos deixa Mahatma Gandhi.



Lázaro Curvêlo Chaves –  29/06/2006

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá Queridos Amigos!   Este é meu primeiro Blog e vai ser bem alegre pois é assim que me sinto,feliz por compartilhar com vocês um pouco de tudo que gosto e tenho aprendido na net. Este é meu Blog pessoal mas vou postar um pouco de tudo.  
DICA CASEIRA PARA CLAREAR AXILAS, VIRILHA, COXAS etc. Receita caseira fácil e barata 1/2 colher de sobremesa de Bicarbonato de sódio 1 coher de sopa de Agua Oxigenada 10vol Suco de 1/2 limão. O passo a passo é simples, misture todos os ingredientes e passe com um algodão 30 minutos antes do banho, use a receitinha de 2 a 3 vezes por semana! O resultado é incrível! 
Lasanha ao Molho de Camarão Deliciosa Uma receita de lasanha diferente da tradicional mas preparada com ingredientes bem básicos, porém, com um sabor fenomenal.   INGREDIENTES   Massa   500 gr de massa para lasanha fresca(s)   Molho   6 dente(s) de alho amassado(s) 100 gr de margarina 3 unidade(s) de cebola picadas 1/2 kg de camarão sete barbas 1 unidade(s) de limão quanto baste de Molho de tomate 2 tablete(s) de caldo de camarão quanto baste de coentro quanto baste de sal quanto baste de molho de pimenta vermelha 300 gr de mussarela ralada(s) quanto baste de queijo ralado   MODO DE PREPARO   MASSA   Cozinhe a massa da lasanha, conforme manda a embalagem. Em um refratário coloque uma camada de molho, lasanha cozida, molho, mussarela, parmesão e assim sucessivamente até terminar a massa. Por cima deve ser molho, mussarela e parmesão. Leve ao forno para assar coberta com papel alumínio por 10 min. Retire o papel e deixe gratinar.     MOLHO   Frite na margarina o